TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

domingo, 11 de maio de 2014

AS 15 MELHORES ROTAS - Resumo


AS 15 MELHORES ROTAS PARA MOTOCICLETA DOS ESTADOS UNIDOS


1 - (NC/TN) Tail of the Dragon                          9 - (MT) Going-to-the-Sun
2 - (CO) Million Dollar Highway                        10 - (MT/WY) Beartooth
3 - (CA) Angeles Crest Hwy                             11 - (OH) Route 170
4 - (CA) Route 58                                             12 - (WV/VA) Route 33
5 - (CA) PCH Route One                                  13 - (VA) Blue Ridge Parkway
6 - (CA) Route 36                                             14 - (TN) Cherohala
7 - (OR/WA) Route 129& Route 3                 15 - (TN/AL/MS) Natchez Trace Pkwy
8 - (ID?MT) Lolo Pass

O mapa acima exibe o roteiro percorrido entre os dias 2 de junho e 2 de setembro de 2014. Foram 24.000 Kms cruzando 28 estados além dos desertos de Mojave e Nevada. 
A viagem começou da forma como mais gosto: sem roteiro pré-definido (afinal temos de dar chances ao destino) e apenas na companhia da Helô. Para quem não conhece, uma Harley Davidson 2001, modelo Road King Police que adquiri no ano passado na Virginia e deixo guardada na casa de um sobrinho na Florida. 

Iniciei a viagem tendo que conduzir a moto até a Virginia para fazer a inspeção anual já que ainda não tinha feito a transferência da placa para a Florida. Entrei na Virginia e fiz a vistoria na primeira cidade que encontrei, sem burocracia, sem demora e pagando uma taxa de 12 dólares. Após esta boa surpresa tinha que decidir para onde me dirigir. Como estava próximo à divisa com Norte Carolina e o Tennessee o "Tail of the Dragon" acabou sendo uma consequência natural. Valeu a pena, como sempre vale o Dragon, principalmente pela Helô, paramentada com 2 esvoaçantes lábaros pátrios, bailando com a costumeira elegância e precisão pelas 311 curvas do Tail of the Dragon. Naturalmente que eu sempre imagino que o mérito seja meu mas a única coisa que faço é pagar a gasolina (podium).





Após o Dragão resolvi ir até o Kansas para conhecer a cidade de Iola, nome da minha neta e da minha esposa a quem, um dia, prometi que iríamos conhecer. Valeu a pena, a cidade é linda e foi como se ela estivesse junto de mim curtindo "sua" cidade. Eu chegava a ouvir seu riso luminoso espantando a saudade que teima comparecer a eventos em que não foi convidada.

Seguindo para Dodge City, recebi uma mensagem de um amigo, o Carlos Schaeffer, perguntando se eu conhecia algumas das estradas citadas em um artigo no site "Toprider" ( http://toprider.org/as-15-melhores-rotas-para-moto-dos-estados-unidos/ ) .  Sim, conhecia umas 2 ou 3, outras só de nome e a maioria nunca tinha ouvido falar. Percebi porém que algumas estavam na costa do Pacífico e a tal de PCH (Pacific Coast Highway), ou Route One, seria o caminho natural para liga-las sendo, ela própria, uma das 15 "tops". Lembrei-me também de recomendações de meu sobrinho Rodrigo para colocar San Simeon e o inacreditável "Hearst Castle" na agenda. 


Juntando todas essas recomendações à descrição que meu guru para artes marciais, o Dotô Badá Barreto, fazia da costa do Pacífico acabei sucumbindo à pressão e deixei o destino me levar. Apontei a proa da Helô em direção à emoção e partimos para conhecer TODAS as 15 melhores rotas "from cab to rab"  (de cabo a rabo em inglês castiço).
Para se chegar a essas 15 rotas "top" a American Motorcyclist Association conduziu uma pesquisa com 250.000 motociclistas dos Estados Unidos e de outras partes do mundo. Embora eu discorde de algumas creio que umas 12 merecem, com louvor, estar nesta relação.
De qualquer forma foi uma das mais gratificantes viagens da minha vida, só não digo que foi a melhor pois sempre existira a próxima. 

Na medida do possível vou postando uma espécie de diário que tentei montar a partir do dia em que coloquei a Helô na estrada. Tenham paciência pois sou quase um "desalentado".

Nenhum comentário: