TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 7 de maio de 2012

AVENTURAS GERIATRICAS - 5a. parte

O tempo esta terrivel: frio com possibilidade de neve ao inves de calor nesta epoca do ano. Acho que a hipotese, ja’ que teoria nao e’, do “aquecimento global” foi para o brejo depois que seu “muso” , o tal de James Lovelock, confessou em entrevista a Ian Jonhston publicada no www.msnbc.com em 23/04/2012, que estava sendo alarmista e pediu desculpas, deixando o bestalhao do Al Gore e seus eco-chatos pendurados na brocha. O fato e’ que ainda nao podemos fazer viagens mais distantes enquanto o tempo nao firmar. Mas isso tem seu lado positivo, alem de curtirmos mais a familia (ja me considero parte) estamos colocando as motos `a nossa feicao.
Como acontece com as HDs no Brasil, aqui tambem as motos de grande porte cusam medo a seus proprietarios que as deixam encostadas e as utilizam, quando isso ocorre, apenas para pequenos percursos e/ou para impressionar os vizinhos. Com isso, encontramos motos com quilometragens baixissimas porem com a manutencao deficiente, problemas tais como pincas de freio com pistons emperrados, caixas de direcao desreguladas, calibragem de suspensoes erradas, altura de para-brisas sem o menor criterio, alem de um outro problema: os “gatilhos” Aqui, como todos sabem, o preco da mao de obra e’elevado o que, alem de desestimular manutencoes em profissionais gabaritados, estimulam os “mexanicos” de fim de semana. O que voce descobre de lambanca nao e’ pouca coisa. No meu caso nao tive opcao a nao ser viajar para Detroit, montar na minha neguinha e fazer uma viagem de quase 1.200 km sem nenhuma revisao. A unica coisa que fiz foi parar a bichinha com 2 ou 3 milhas para ajustar o guidom, so’ quando cheguei a Charlottesville que ela fez companhia `a Aspencade do Cyro na UTI. Tambem revisamos tudo: velas, cabos de vela, corte dos para-brisas para dequa-los `a altura de cada um de no’s. Aqui o pessoal tem mania de olhar por dentro do para-brisas da moto. Isso ‘e totalmente errado, pois na chuva e a noite sua visao fica extremamente prejudicada. Assim e’ que o correto ‘e a altura do para-brisas ficar na linha da base do nariz do piloto.
Revisamos tambem o sistema eletrico (fuziveis errados aos montes), suportes de motor soltos, escapamento vazando, regulagem de suspensoes, regulagem de manetes, sangria dos freios, etc… A cada melhoria implementada saimos para testar o comportamento das motos e nossos passeios sempre passam por concessionarias de moto, lojas de ferramenta e assemelhados.
Na 3a. feira apos uma serie de melhorias resolvemos dar um role’ para sentir as motos. Acontece que a medida em que vamos nos familiarizando com o local ficamos mais abusados. Como temos preguica de manobrar a moto com a mao para sair do estacionamento da casa, resolvemos dar a volta pelo gramado nos fundos da casa. Tinha chovido na vespera, a grama estava molhada e eu, do alto da minha incompetencia deixei a Camila rebolar que nem a Globeleza e me jogar no chao. O Cyro ja tinha saido e como eu demorava ele voltou para rir e me ajudar a levantar a insubmissa motocicleta. Mas o melhor estava por vir, na volta, o Cyro elogiando a moto o tempo todo vinha me falando que iria encostar a pedaleira da Sabrina no asfalto. Ao entrarmos numa rua bem tranquila, vi que ele acelerou e deitou a moto com vontade, o problema e’ que vinha um grupo de gringos (umas 3 ou 4 pessoas com dois cachorroes enormes) ocupando 2/3 da pista da direita e no terco restante havia uma enorme poca d’agua (comecei a rir antes da hora). O Cyro abriu a curva e implementou a mao inglesa na Virginia, ele fez a curva pela contra-mao, entre uma pick-up e o meio fio. O pior e’ que eram vizinhos da filha do Cyro, que ja nos olham desconfiados fazendo mecanica nas motos e falando em um idioma estranho.


















Mas as motos estao ficando excelentes, so’falta corrigir o grande problema que a engenharia da Honda lancou em 1984, os freios conjugados: a manete de freio pressionada, aciona o disco dianteiro ESQUERDO. O pedal de freio traseiro pressionado, aciona o disco traseiro e o disco dianteiro DIREITO.
Bem, como todos sabem, ou deveriam saber, quando a roda traseira e’ bloqueada em uma frenagem ela deve PERMANECER bloqueada pois a tentativa de se alinhar com a roda dianteira (que estaria girando) faria a moto perder o controle. Ja’ a roda dianteira bloqueada, o procedimento e’ aliviar a pressao na manete e rapidamente voltar a pressiona-la simulando a acao do ABS. Com isto temos acoes antogonicas impossiveis de ser executadas com um freio que comanda, simultaneamente, a roda dianteira e a traseira. Isso sem falar na impossibilidade de utilizar a tecnica de controle da oscilacao da roda traseira atraves de acelerador, embreagem e freio traseiro, como exigiro pela tecnica da policia maericana. De qualquer forma estamos trabalhando em uma solucao, descobrimos que ate 1983 as Wings vinham com o freio normal, so mudando em 1984, mas os quadros permaneceram os mesmos. Isso nos levou a encomendar no e-Bay as valvulas da 1983 e conseguimos descobrir onde afixa-las nas nossas motos.

Amanha vamos sair atras dos mangotes de freio e creio que em breve ja teremos os freios decentes.



Nenhum comentário: