TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 28 de maio de 2012

AVENTURAS GERIATRICAS - 8a. parte

24 de maio de 2012 - Gatlinburg (TN)


O programa de hoje e' chegar a Deals Gap (North Carolina) pela Foothills Parkway. Isso nos permitira’ pegar o Dragao pelo rabo (mania de brasileiro). Abrindo um parentheses: enquanto escrevo um casal aqui ao lado queimando uma maconha da melhor qualidade. Sou obrigado, pela proximidade e pela direcao do vento, em compartilhar do saudavel vicio dos sacanas e isso e’ um perigo pois esta me dando vontade de “fazer” o Tail of the Dragon agora e com o farol apagado. O Cyro esta tendo um enorme trabalho em me convencer do contrario. O problema e’ que ele comeca a ser afetado pela melodiosa fumaca e parece que esta ficando doidao tambem. Torcam para que resistamos ate o final da narrativa. Fecha parentheses. Voltando `a vaca fria, na saida de Gatlinburg nossos GPS comecaram a brigar, mostrando direcoes  exatamente opostas embora com os mesmos endereco. So posso atribuir isso a uma acao do anjo da guarda de um de nos trabalhando para evitar nosso encontro com aquele terrivel trecho da 129. Deixamos de lado as informacoes das carissimas bugingangas e apelamos para a ignorancia: nos guiar pelo sol e pelas placas ja’ que o dia estava lindo, sem nuvens e com o sol nos saudando em cada raio que atravessava a copa das arvores que margeavam nosso caminho, alem disso a sinalizacao e’ otima e assim  atravessamos novamente o Fumaca. Como, o amigo nao sabe a quem nos referimos ? Seguinte, de tanto atravessa-lo, o Smoky Mountain National  Park ja’ nos permite a intimidade de assim chama-lo. De qualquer forma o Fumaca esta em eterna mutacao, assim cada dia e, cada momento sao  unicos e voce tem mais e’ que aproveita-los.


Como esquecer o bom e velho “Fumaca” ?
(Smoky Mountain National Park, TN)





 Ta’ vendo, qualquer um consegue boas fotos pois o danado do Fumaca e’ exibido como ele so’ !
(Smoky Mountain National Park, TN)


Uma ultima parada para nos despedirmos do Parque que cruzamos algumas vezes em nossas andancas.
(Smoky Mountain National Park, TN)





Praticando um saudavel habito aprendido com nosssos congressistas. Naaaaaooooo, nao e’ isso que voces estao pensando nao, e’ so’ um inocente alongamento.
(Smoky Mountain National Park, TN)


Apos curtir o visual maravilhoso  entramos na Foothills Parkway e aproveitamos mais uma Estrada que s’o pode ter sido projetada pensando em motociclistas, tal sua beleza e perfeicao. Por outro lado, verdade seja dita, os motociclistas fazem sua parte, coalhando as estradas com suas motos coloridas (algumas exageradamente) e, principalmente, com a melodia dos Big Twins fazendo disparar batimentos cardiacos. 


Como dois brasileiros se apresentam a tal de Foothills. A formalidade nunca foi o nosso forte.(Foothills Pkwy, TN)






O problema era que quanto mais proximo da 129 mais a adrenalina subia , a respiracao acelerava e todos os sentidos se colocavam em alerta maximo. Claro que para dois anciaos era um “alerta maximo” tipo funcionario do congresso: meia-boca e de 3a. a 5a. feira. Bem, isso nao importa, ja’ que o Tail of the Dragon nao admite brincadeiras. Falando serio, se voce nao sabe como fazer uma curva, e so’ existem duas maneiras de faze-la: a certa e a errada, NAO VA pois na melhor das hipoteses voce vai voltar com o ego em frangalhos ou proceder como nossos amigos abaixo.






Para nos, era uma questao de honra nao atrapalhar ninguem e andar em uma velociade decente. O Cyro ja fez moto-velocidade e sabe muito, mas muito mesmo, sobre pilotagem e nunca se furtou  a ensinar-me o que sabe. Constantemente praticamos juntos e temos oportunidades de trocar ideias, corrigir minhas falhas e refazer curvas buscando o continuo aperfeicoamento. Sinto-me, por isso, na obrigacao de compartilhar esses conhecimentos com todos aqueles que tiverem a paciencia e a curiosidade de ler-me.   Quando chegamos no trecho onde termina o Dragao (lembrem-se que chegamos pelo final do rabo, hehehehe), lembrei-me de todos os ensinamentos: respiracao, olhar, rotacao, peso na pedaleira, foco e, principalmente, caprichar no contra-volante (ou contra-esterco). Apos a primeira curva tudo ficou mais facil, respiracao compassada, olhar no ponto em que quero que a moto va’, rotacao no minimo a 4.000 rpm, peso na pedaleira interna da curva, atencao total no trabalho e contra-estercar com vontade para que a moto incline o que a curva requer. Nao vou cansa-los com detalhes tecnicos mas tenham a certeza de que fizemos um belissimo trabalho e fomos cumprimentados por quem veio atras (e nao conseguiu acompanhar-nos embora tentasse). As motos estao cheia de cicatrizes nas pedaleiras e nos escapamentos. Se voce quiser andar decentemente tem que raspar mesmo, e com vontade.












Estou  realizado, alias mais do que realizado, consegui andar no Dragao como sempre desejei. Ano passado estive aqui e, ainda que nao tenha atrapalhado ninguem, nao andei como poderia pois estava em uma moto alugada e sozinho. Alem disso, de la’ para ca’, houve uma evolucao muito grande apos viagens em serras bem trabalhosas onde os ensinamentos foram colocados em pratica.
O fato e' que estou orgulhoso e espero que voces relevem esta minha euforia, afinal nao e' toda hora que voce vai ver um velho de 70 anos esfregar a pedaleira de uma Goldwing no Rabo do Dragao. Foi lindo !
Se me perguntarem se no Brasil existem desafios semelhantes ao Tail of the Dragon, embora nao conheca todos, diria que certamente sim, temos curvas fechadas, em subida em descida, etc, etc. O grande desafio do Dragon e’ a sequencia de curvas (318 em 18 Km) de diferentes angulos, rampas e inclinacoes, com folhagem na pista (dependendo da estacao do ano) sem tempo para recuperar a respiracao e sem perdao para qualquer vacilo.









Alem do mais, existe a pressao de dezenas de motos enfileiradas atras de voce andando forte, exigindo que voce abra caminho para as speeds e ande num ritmo compativel com o grupo que esta embolado com voce.





Isso sem falar nas que vem em sentido contrario misturadas a carros, trailers e caminhoes.





Voce chega ao final da sequencia exausto. Alem de sua pilotagem ser exigida ao maximo, seu corpo tambem sofre, e muito. Claro que voce pode faze-lo a 20 Km/h (e assim mesmo em algumas curvas isso pode ser muito !) freiando, jogando uma primeira sem sequer inclinar a moto, tipo “so’ no sapatinho”  mas ai, meu amigo, voce estara fazendo o “Rabo da Lagartixa” e nao o “Tail of the Dragon”.



A proposito do casal que estava "apertando" um xaro. Os caras devem ter queimado uns 8 quilos da "marvada" durante a noite. A vantagem e' que os pernilongos desapareceram (ou estavam doidoes).



4 comentários:

wolfmann disse...

Hélio, procure informações sobre a Cherohala Skyway de Robbinsville na Carolina do Norte até Tellico Plains no Tennessee e diga o que achou da brincadeira.

Ao contrário do Tail of The Dragon, Cherohala promete trechos em reta para você imaginar como vai entrar na próxima curva usando a caixa de marchas.

PHD Alienigena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PHD Alienigena disse...

Parabéns "São Jorge"! Traçou o dragão direitinho, rsrsrs

PHD Alienigena disse...

Obs.: republiquei meu comentário porque não tinha saido o meu logo no anterior.