TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Pilotagem - Levantando a moto

Após uma queda


Antes de iniciar os procedimentos para levantar a moto, aproveite a queda de sua motocicleta para testar alguns itens: em primeiro lugar se o sensor de queda está funcionando. Isto significa o desligamento automático do motor caso estivesse funcionando antes da queda. Em seguida gire a roda dianteira para verificar possíveis folgas nos rolamentos do eixo dianteiro.



PROCEDIMENTOS
1)    Coloque o interruptor Run/Stop (corta corrente)  na posição “Stop” .

2)    Desligue a chave de ignição.

3)    Engrene uma marcha no cambio (foto). Isto para assegurar que a moto não vai se mover caso o terreno tenha algum desnível.


4)    Abra o descanso (foto ).


5)    Apoie a bunda no banco, com os pés no chão mantendo as pernas paralelas. Puxe o guidon totalmente para você segurando-o firmemente. Com a outra mão segure o mata-cachorro traseiro. Ao mesmo tempo que você caminha para trás erga os ombros ajudando a puxar o guidon e o mata-cachorro traseiro para cima. (Foto)

   
6)    Deixe a moto cair para o lado oposto já que o descanso estará aberto.
  
7)    Antes de ligar o motor ligar e desligar a chave de ignição para “resetar” o código de queda que aparece no painel.



8) Se a queda for para o lado esquerdo, quando a moto estiver na vertical gire o corpo e apoie o lado externo da coxa na moto ao mesmo tempo em que as mãos seguram o guidom possibilitando a abertura do descanso com o pé. Caso não seja possível, derrube-a para o lado direito e volte para o ítem 1. 


Assista exemplo no vídeo abaixo: 

https://www.youtube.com/watch?v=FxL9pZIIA44






Hélio Rodrigues Silva 28/12/2010

2 comentários:

Roque disse...

Helio,
muito boa esta postagem. Gostei do seu blog e vou seguí-lo. Convido-o a dar uma olhada no meu: www.wilsoroque.blogspot.com
Abraços,

Roque

T. disse...

Muito boa dica amigo Helio,

grande abraço,

Tiago BH