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quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Pilotagem - Frenagens de emergência

Frenagens de Emergência
(Motos sem ABS)


Esta é uma situação que deve receber a mais alta prioridade em termos de ensinamento e prática, aliás deve ser a primeira lição antes mesmo de se iniciarem os treinos práticos.
Muito mais difícil do que disparar com uma motocicleta é para-la utilizando o espaço disponível entre a moto e o obstáculo, principalmente quando esse obstáculo surge de surpresa.

Alguns pontos devem ficar bem claros:

1)    O freio mais eficiente e responsável por parar a moto é o freio dianteiro.
2)    A manete do freio dianteiro deve ser espremida com os 4 dedos da mão de forma constante e não na base golpes e socos SEMPRE com a moto sem inclinação e com a direção reta.
3)    Caso a roda dianteira bloqueie, alivie a pressão na manete e rápidamente volte a pressiona-la tantas vezes quantas se fizerem necessárias até a parada total da moto. Esse procedimento simula o efeito do ABS (Anti Block System) que evita o bloqueio da roda.
4)    O freio traseiro deve ser usada nas baixas velocidades que, em conjunto com o uso do acelerador e da embreagem, permite manobras em baixa velocidade sem perda do controle da moto.
5)    Caso o freio traseiro bloqueie a roda, mante-lo pressionado não permitindo que a roda traseira volte a girar, pois se isto acontecer  ela tentará se alinhar e a traseira da moto será jogada de um lado para outro catapultando o piloto da moto.
6)    Manter o olhar em seu objetivo (o ponto para onde você quer que a moto vá). Jamais desvie o olhar de seu objetivo pois a moto vai para onde você olha !

Como vimos, existem pontos que devem ser considerados quando uma frenagem de emergência se fizer necessária. Antes de mais nada tente mentalizar que acima de uma determinada velocidade (30 Km/h) o freio a ser utilizado é o dianteiro. Para isso, ao atingir esta velocidade fale com você mesmo: “-Freio da frente !”, “-Freio da frente !”, “-Freio da frente !”, até que, se possível,  fique registrado em seu subconsciente.
Habitue-se a andar com os dedos (todos) na manopla do acelerador, o uso de dois dedos na manete do freio só se justifica nas provas de motovelocidade quando, ao mesmo tempo em que freia, o piloto mantém o giro do motor nas alturas. Frear com dois dedos apenas, além da perda de eficiência no espremer a manete, pode causar esmagamento dos dedos que ficam entre a manopla do acelerador e a parte traseira da manete do freio.
Ao se deparar com um obstáculo imprevisto e tendo decidido pela frenagem, esprema a manete do freio dianteiro com firmeza, mantendo o olhar em frente. Caso a roda dianteira ameace bloquear (o pneu começa a “cantar”), alivie a pressão e rápidamente volte a pressionar a manete do freio dianteiro, repita se for necessário. 
Embora existam autores que recomendem a utilização do freio traseiro em conjunto com o dianteiro, inicialmente preferimos utilizar apenas o freio dianteiro em frenagens de emergência pois se a a roda traseira bloquear, o que tende a ocorrer quando pressionamos fortemente o freio dianteiro e o peso da moto se desloca para o eixo dianteiro reduzindo a aderência do pneu traseiro com o solo, a moto derrapará agravando o problema do piloto, que terá de manter o pedal pressionado sob pena de ser cuspido da moto caso alivie essa pressão (estamos falando de velocidades médias e altas).  Mais grave ainda será o bloqueio de ambas as rodas, pois o freio dianteiro terá que ser aliviado e o traseiro continuar pressionado, exigindo que comandos antagônicos sejam rápidamente executados por um piloto sob uma intensa pressão mental. Nestes casos é preferível, e muito mais seguro, adotar apenas o freio dianteiro. Somente após muito treino e alcançado o domínio total da técnica deve ser utilizado o freio traseiro em conjunto com o dianteiro em uma frenagem de emergência.

Antes de mais nada deve ser considerado que estamos falando de motos "Custom", pesadas, cujo habitat são as estradas asfaltadas. Também estamos falando de frenagens de emergência e não das frenagens normais onde são usados os dois freios, com uma pressão maior no mais eficiente, o dianteiro (a unica diferença é que freio com os 4 dedos sempre). Quando falo em usar apenas o freio dianteiro em frenagens de emergencia e só após ganhar experiencia utilizar os dois simultaneamente, é devido a grande possibilidade de travamento da roda traseira, com suas consequências, por pilotos inexperientes.  A utilização de um freio apenas, desde que seja o dianteiro, em frenagens de emergencia reduz em muito pouco a capacidade de frenagem da moto, haja visto que ao ser aplicado o freio dianteiro o peso da moto recai quase que totalmente na roda da frente, em alguns casos (dependendo da velocidade) a roda traseira mal toca o solo. 

A única vez em que travei a roda traseira, estava devagar (cêrca de 30 Km/h) a traseira teve uma leve derrapagem e só não cai porque a velocidade estava muito baixa e deu para colocar os pés no chão (como patins).  Dependendo da velocidade em que se esteja, o bloqueio da roda traseira leva a moto a uma derrapagem onde pilotos profissionais preferem manter o bloqueio para "cairem técnicamente" do que correr o risco de ser cuspido de uma moto corcoveando

Em relação à frenagens de emergencia, não estou sózinho quando sugiro que apenas pilotos experientes utilizem o freio traseiro neste tipo de frenagem: 

Em uma manobra de frenagem de pânico ou em velocidade de corrida, quase qualquer controle te ajudará mais do que um freio traseiro travado. Usar o botão do farol alto ou a alavanca do afogador te causaria menos prejuízo. Na frente é onde estão o peso e a força de parada – não atrás. “TWIST OF THE WRIST”  Keith Code.

Exercícios práticos de frenagens de emergência devem ser realizados em locais adequados e, se possível, sob supervisão/orientação de instrutor com experiência no tema.


O video abaixo mostra uma frenagem de emergencia com ambas as rodas bloqueadas de uma moto sem ABS e outra com ABS.

http://www.youtube.com/watch?v=MVSjoyE7nsk&feature=PlayList&p=4F5E8C386279CB0A&playnext_from=PL&playnext=1&index=9


Hélio Rodrigues Silva  11/06/2010

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