TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 23 de abril de 2013

Pilotagem - Segurança

Parando a moto no transito - Vídeo

Grande moçada,

correndo o risco de estar cansando vocês com minhas preocupações com segurança tomo a liberdade de relatar uma mania que tenho que acho bem saudável: trata-se de parar a moto, especialmente em estradas onde o transito é mais rápido. Devido ao verdadeiro pavor que tenho de levar uma porrada por trás sem poder fazer nada, como se fosse "tiro ao pato", resolvi adotar um procedimento que poderia me tirar da situação do "pato". É o seguinte,  quando, por qualquer motivo, o transito pára, busco uma posição entre a lateral do carro que estava à minha frente e o acostamento à direita.. Mesmo parado fico olhando pelo retrovisor e com a primeira engatada. Uma ocasião, logo após uma curva na estrada que vai de Juiz de Fora a Viçosa, o transito estava parado e procedi da forma habitual, entre o carro e o acostamento, primeira engatada, pé direito no freio, mão na embreagem e, embora não estivesse olhando para o retrovisor na hora, ouvi um forte barulho de frenagem e imediatamente arranquei com a moto pelo acostamento. O carro vinha muito rápido, freiou forte, perdeu o controle e saiu rodando, parando sem bater em ninguém. Fiquei feliz em não ter acontecido nada e mais ainda por ter feito o procedimento sem pensar, no reflexo mesmo (ainda que seja altamente discutível falar em reflexo em um ancião de 70 anos, hehehehe).

Hoje, um colega postou este vídeo no FB que é altamente didático.
http://www.facebook.com/#!/photo.php?v=10151396876272507&set=vb.561952506&type=2&theater

Caso você não consiga vê-lo tente com este outro link: http://www.youtube.com/watch?v=FyG_fGpNgmU

Grande abraço,

Um comentário:

Mario Ribeiro disse...

É verdade. Temos o mesmo direito. Pagamos as mesmas taxas e impostos mas na hora de estacionar somos tratados de maneira desigual.