TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 2 de agosto de 2016

CANADA E ALASKA DE MOTO - 28


FORT NELSON (BC) – DAWSON CREEK (BC)
2 agosto 2016
Saimos cedo hoje e resolvemos dar uma passadinha no Museu de Fort Nelson bem ao lado do hotel. Acabamos por perder quase 2 horas nessa visitinha. Afinal eram poucos mas belos carros das décadas de 20, 30, 40 e 50. O anfitrião, um senhor bem idoso mas bem esperto e ativo. O museu é bem diversificado e reúne itens militares, como motores de aviões da 2ª. Guerra, torres e brocas de petróleo, bombas de gasolina, ferramentas, placas, letreiros e uma infinidade de quinquilharias. Já estávamos saindo e eu explicava ao Felipim o motivo pelo qual os cariocas apelidaram uma moeda, lá pela década de 30, de “voando para o Mangue”. Eu falava em alto e bom português, claro que não o erudito e muito menos o castiço mas sim o de botequim mesmo. Duas senhorinhas nos olhavam quando uma delas falou com um leve acento do Algarves: “-Estou a ouvir alguém falando o português”. Sim, claro a gaja era da terra natal. Portuguesa  há 26 anos no Canadá mas sem renegar as origens. Fiquei gelado com o que ela poderia ter ouvido mas, se ouviu, portou-se como uma dama e não comentou nada. Conversamos amenidades e tomamos o nosso rumo, aproveitando o belo sol que fazia.
Sol que nos acompanhou na 1ª. parte da viagem e assim rodamos 240 km direto. Demos uma parada apenas para apreciar uma ursa e seus dois filhotes brincando na beira da estrada. Quando fizemos menção de tirar a câmera fotográfica do bagageiro da moto fugiram e o mais engraçado foi ver a um dos filhotes subir em uma árvore com extrema facilidade.

Como não podia deixar de acontecer, em se tratando de Canad’água, a chuva deu o ar de sua graça e de forma como já estamos nos acostumando: temperatura despenca uma barbaridade, céu fica preto e cai uma pancada forte de uns 10 a 15 minutos onde a velocidade tem de ser bem reduzida. Houve um momento em que um raio caiu bem à nossa frente,  ficamos aguardando e em pouco tempo o estrondo que parecia o motor de uma BMW Adventure explodindo por falta de óleo. Uma coisa horrível....
Próximo a Dawson Creek a chuva deu uma trégua e partimos para descobrir onde ficava o marco da “Milha Zero” da Alaska Highway....que começa aqui, em Dawson Creek mas nem sinal do marco. A solução seria fazer umas fotos na placa de boas-vindas na entrada da cidade. Quando o Filipe dobrou a primeira esquina lá estava ele, o tal marco. No meio de um cruzamento com uma calçadinha de nada em volta. Não quisemos nem saber, atravessamos a rua, invadimos a pracinha e fizemos todas as fotos que merecíamos.

Cansados mas felizes tínhamos que nos alojar, procura hotel daqui e dali e encontramos um que prometia “high speed wi-fi”........ claro que era propaganda enganosa. A internet era um lixo, o wi-fi pior ainda e o gerente um tailandês baixinho que falava um inglês pior do que o meu.... o que quase nos causou problemas no dia seguinte....













Nenhum comentário: