TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

quinta-feira, 18 de junho de 2015

UM VELHOTE DE MOTO NA EUROPA - 27



MENTON – JAUSIERS

18 de Junho de 2015



Depois de pegar a Brigitte na Yamaha de Menton, voltei para Mônaco, afinal são penas 12 km. O problema é o trânsito louco, com centenas de scooters fazendo lambanças à granel. Nunca vi uma coisa tão doida.

O mais legal é que Mônaco é uma cidade em três niveis: a parte alta, a parte térrea e o sub-solo. A quantidade de subterrâneos e túneis é impressionante. Muitos deles com sinais de trânsito, rotatórias e outros bichos. Tenho a impressão que se você se perder alí embaixo jamais será encontrado.

Consegui chegar a um enorme estacionamento sob o Institudo de Oceanografia e, através de escadas rolantes e elevadores, cheguei ao nível da chamada "cidade velha", onde estão museus, palácio, cafés, restaurantes e lojas voltadas para turistas.
















Quando estava terminando a manhã, montei na Brigitte e peguei o rumo do próximo desafio. Ir para Barcelonette, na fronteira com a Itália, atravessando os Alpes pela famosa "La Bonette", a estrada inter-vales mais alta da Europa: 2.800 metros no seu ponto culminante.









Na medida em que vamos subindo podemos descortinar cenários espetaculares: a estrada serpenteando no fundo do vale, um vilarejo abandonado após uma nevasca, motos em uma curva acentuada executando seu bailado característico, o marco do ponto culminante onde me despedi de minhas botas, pequenos bancos de gêlo na beira da estrada lembrando-nos de redobrar a atenção e a incrível sensação de estarmos mais perto do Criador. Impossível não pararmos para agradecer o milagre da vida e a oportunidade que nos foi dada. 





















Outra coisa que chamou a atenção foi a quantidade de construções militares antigas abandonadas, talvez seja resto da "Linha Maginot". 






De qualquer forma foi mais um desafio vencido.
Cheguei a Jusiers, a 10 km de Barcelonette, parei para abastecer em frente a um hotel e a proprietária, muito simpática, fez um preço razoável com jantar e café da manhã. Fiquei por lá mesmo, pois o frio dos Alpes me desgastou mais do que o sol de Mônaco.

Nenhum comentário: